sábado, 8 de outubro de 2011

O LIVRO DE JONAS


O PROFETA


Meditação Bíblica: capítulo 1 ao 4 .



 ·       O levantar de DEUS na vida de Jonas.

Cap. 1: 2 >>> Levanta-te, vai a grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque sua malícia subiu até mim.

   Cap. 1:6 >>> E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus, talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.

Cap. 2:10 >>> Falou, pois, o Senhor ao peixe, e ele vomitou Jonas na terra.

Cap. 3: 2 >>> Levanta-te, e vai a grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que Eu te disse.
  

·       O levantar do homem

Cap. 1:3 >>> E Jonas se levantou para fugir de diante a face do Senhor para Társis; e descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele; para ir com eles para Társis, de diante a face do SENHOR.

Cap. 1: 12 >>> E ele lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará; por que eu sei;por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.
Cap. 1: 15 >>> E levantaram Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.

·       O levantar do homem arrependido

Cap. 3: 3 >>> E levantou-se Jonas e foi a Nínive; segundo a palavra do Senhor; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho.

·       O levantar de Deus na natureza

Cap. 1: 4 >>> Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez ao mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.

·       As 5 descidas de Jonas

1ª: Desceu a Jope (cap. 1: 3ª ).
2ª: Desceu para dentro do barco (cap. 1: 3b).
3ª: Desceu aos lugares do porão (cap. 1:5b).
4ª: Desceu ao fundo do mar (cap. 1:15a).
5ª: Desceu ao ventre do peixe (cap. 1: 17).
  
·       As 7 angústias de Jonas
  
1ª:   Cap.2:2 >>> E disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e Ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e Tu ouviste a minha voz.

2ª:   Cap.2:3 >>> Porque Tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

3ª:   Cap.2:4 >>> E eu disse: Lançado estou de diante dos Teus olhos; todavia, tornarei a ver o templo da tua santidade.

4ª:   Cap.2:5 >>> As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

5ª:   Cap.2:6 >>> Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas Tu livraste a minha vida da perdição, ó Senhor, meu Deus.

6ª:   Cap.2:7 >>> Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a Ti a minha oração, no templo da Tua santidade.

7ª:   Cap.4:3 >>> Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a minha vida, porque melhor me é morrer do que viver.

3 comentários:

  1. Olá Antônio, fico agradecido,por sua visita aqui, com certeza irei visitar mais vezes o seu blog, dei uma olhada achei super interessante as suas postagens,eu acabei de postar uma nova aqui ,a RODA de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus!
    Sou Cristã e meu desejo é sempre aprender mas desde livro que é a palavra de Deus!Vejo muito sabedoria que o Senhor continue capacitando sempre para seu elevo Espiritual,e levar conhecimento a todos quantos precisam desde maravilhoso desempenho,Deus
    abençoe este trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã a Deus toda honra e toda Ģloria, Deus continue abençoando vc e a sua família grandemente. Grato.

      Excluir